Nossas Notícias

Especial Mês das Mães conta história de amor, coragem, companheirismo e vocação em Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Neste Mês das Mães o Nossas Notícias foi conhecer uma história inspiradora de amor, dedicação e vocação compartilhada entre mãe e filha. Leliane Pereira Bublitz, de 44 anos, e sua filha Emilainy Pereira Bublitz, de 21, são muito mais do que mãe e filha: são também colegas de farda e voluntárias no Corpo de Bombeiros Comunitários de Rio Negrinho.

Natural da própria cidade, Leliane começou sua trajetória na área da saúde como técnica em enfermagem em 2003. Com o tempo, sua paixão pelo atendimento pré-hospitalar (APH) a levou a buscar especializações, culminando na sua entrada, em 2019, como bombeira comunitária, uma função que ela desempenha com orgulho até hoje.

Foi em meio a esse ambiente de dedicação ao próximo que Emilainy cresceu. Desde pequena, acompanhava os pais em treinamentos e campos, encantada com tudo que via. “Eu adorava buscar minha mãe no quartel, ouvir sobre o que ela aprendeu, sobre como ajudou alguém. Sempre achei aquilo tudo incrível”, conta.

Inspirada pelo exemplo de casa, Emilainy iniciou em 2023 o curso de Bombeiro Comunitário. “Não foi fácil, mas tudo valeu a pena. Hoje tirar serviço, treinar, ajudar quem precisa… é tudo de melhor. E poder fazer isso ao lado da minha mãe é ainda mais especial. Uma sempre incentivando a outra”, relata.

Para Leliane, compartilhar a farda com a filha vai além do profissional. “É um orgulho enorme ver como ela se dedica, como vem crescendo e se aperfeiçoando. Estar com ela no serviço fortalece nosso vínculo e me dá ainda mais motivação”, afirma.

Mas o coração de mãe não se desliga. “A maior dificuldade é equilibrar o instinto de protegê-la com a necessidade de deixá-la desenvolver sua autonomia. Mas ver ela crescendo, ganhando força e espaço… é emocionante.”

O exemplo da dupla parece estar contagiando toda a família. O irmão de Emilainy também demonstra interesse em seguir os os da mãe e da irmã.

Em um recado cheio de emoção, Emilainy deixa sua homenagem à mãe. “Mãe, para mim, é mais do que quem me deu a vida. É porto seguro nos dias difíceis, é voz que acalma, é força disfarçada de carinho. Minha amiga, minha confidente, minha colega de farda. A gente enfrenta tudo juntas. Você sempre estará comigo para o que der e vier”, diz.

Neste Mês das Mães, celebramos mulheres como Leliane, que inspiram, protegem e educam com amor e coragem. E filhas como Emilainy, que transformam iração em legado.

Facebook
WhatsApp
Telegram