
REGIÃO. Na próxima segunda-feira (19), às 19h30, será realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São Bento do Sul a Assembleia Geral de fundação das associações Convivendo com Diabetes, de São Bento do Sul – que também abrangerá Campo Alegre – e Convivendo com Diabetes, de Rio Negrinho. O encontro marca um o importante na criação de espaços de apoio, orientação e representação voltados especialmente para pessoas com diabetes tipo 1 e seus familiares.
A associação nasce com o objetivo de transformar os desafios da convivência com o diabetes tipo 1 em uma jornada mais leve e assistida. Com atuação prevista nos três municípios, as entidades buscam não apenas oferecer e emocional e informativo, mas também fomentar políticas públicas que atendam às necessidades dessa comunidade.
“Queremos garantir que ninguém enfrente essa realidade sozinho — seja criança, jovem, adulto ou familiar”, afirmam os organizadores do movimento. A iniciativa pretende promover encontros, grupos de apoio, rodas de conversa, campanhas educativas e parcerias com profissionais da saúde. Além disso, haverá foco na orientação sobre direitos e no o a medicamentos, bem como na articulação com escolas, postos de saúde e hospitais para melhorar o atendimento a pessoas com diabetes tipo 1.
Embora o foco principal seja o diabetes tipo 1, as associações estarão abertas ao diálogo sobre o diabetes em geral, promovendo o conhecimento e a conscientização da sociedade sobre o tema.
Durante a assembleia de fundação, serão discutidos e aprovados os estatutos sociais, eleitas as diretorias e conselhos fiscais, além de tratados outros assuntos pertinentes à criação das associações.
A convocação foi assinada pelos representantes legais, os advogados Cleverson José Vellasques (OAB/SC 39431-A) e Lucas Liebl (OAB/SC 71077), de Rio Negrinho e pela médica endocrinologista Andrea Cristina Batista Betkowski Duvoisin (CRM/SC 12042), de São Bento do Sul. O evento é aberto ao público e todos os interessados são convidados a participar.