
BRASIL. Encerra nesta terça-feira (29) o prazo para estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se inscreverem. As vagas são referentes ao primeiro semestre de 2025 e correspondem às oportunidades não preenchidas nas etapas regulares de seleção.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de o ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Podem participar do processo seletivo os candidatos que:
- Tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições;
- Tenham obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de zero na redação;
- Não tenham feito o Enem na condição de treineiro;
- Atendam à frequência mínima exigida para o semestre letivo de 2025;
- Possuam renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025) para o Fies;
- No caso do Fies Social, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenham renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 758, em 2025).
Segundo o edital, 50% das vagas remanescentes serão destinadas aos candidatos do Fies Social, identificados automaticamente a partir dos dados do CadÚnico, fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Além disso, haverá reserva de vagas, proporcional à população local, para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).
A divulgação da classificação e da pré-seleção ocorrerá no dia 6 de maio. Os pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 7 e 8 de maio para comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Em caso de inconsistência nas informações de renda, a instituição poderá solicitar documentos complementares. Para candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência, será necessário apresentar laudo médico com a descrição da deficiência e o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
O Ministério da Educação vai ofertar mais de 112 mil vagas para o Fies em 2025, sendo 67.301 delas no primeiro semestre. As demais serão disponibilizadas no processo seletivo do segundo semestre, incluindo as vagas que eventualmente não forem preenchidas agora.