Nossas Notícias

Termina nesta terça-feira (29) o prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies 2025

BRASIL. Encerra nesta terça-feira (29) o prazo para estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se inscreverem. As vagas são referentes ao primeiro semestre de 2025 e correspondem às oportunidades não preenchidas nas etapas regulares de seleção.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de o ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Podem participar do processo seletivo os candidatos que:

  • Tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições;
  • Tenham obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de zero na redação;
  • Não tenham feito o Enem na condição de treineiro;
  • Atendam à frequência mínima exigida para o semestre letivo de 2025;
  • Possuam renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025) para o Fies;
  • No caso do Fies Social, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenham renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 758, em 2025).

Segundo o edital, 50% das vagas remanescentes serão destinadas aos candidatos do Fies Social, identificados automaticamente a partir dos dados do CadÚnico, fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Além disso, haverá reserva de vagas, proporcional à população local, para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

A divulgação da classificação e da pré-seleção ocorrerá no dia 6 de maio. Os pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 7 e 8 de maio para comprovar as informações fornecidas na inscrição.

Em caso de inconsistência nas informações de renda, a instituição poderá solicitar documentos complementares. Para candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência, será necessário apresentar laudo médico com a descrição da deficiência e o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

O Ministério da Educação vai ofertar mais de 112 mil vagas para o Fies em 2025, sendo 67.301 delas no primeiro semestre. As demais serão disponibilizadas no processo seletivo do segundo semestre, incluindo as vagas que eventualmente não forem preenchidas agora.

Facebook
WhatsApp
Telegram