MUNDO. Anadirlei Grober de Oliveira viveu emoções inesperadas nos últimos três dias. Acompanhada da família e amigos, no Sábado de Aleluia (19), ela comemorou 52 anos em Roma. No dia seguinte, Domingo de Páscoa, realizou o sonho de conhecer o Papa Francisco. O encontro foi marcado por um fato histórico, já que aconteceu um dia antes de ele, o maior líder da Igreja Católica, morrer.
Ainda de Roma, ela conversou com a reportagem aqui do Nossas Notícias, contando detalhes sobre a triste surpresa que teve nesta manhã (21).
“Saímos cedo pra conhecer o Coliseu e a tarde íamos conhecer a Basílica de São Pedro por dentro, mas de repente, quando estávamos ainda no Coliseu, notamos que todos na rua estavam diferentes e logo ficamos sabendo que o Papa tinha falecido! Está sendo uma segunda-feira de tristeza e comoção hoje. Sem palavras!”.
Em Rio Negrinho, ela trabalha na Secretaria da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Nova e está na Europa desde o dia 11.
“Viemos eu, meu marido, Adão Luiz de Oliveira; minha filha, Maria Anelize de Oliveira; meu filho, Francisco Anderson de Oliveira; sua namorada, Cassiane Barboza de Lima e um casal de amigos
de minha filha, que são o Alan e a Jéssica”.
Antes de chegar à Roma neste sábado, o grupo já esteve em Londres, França e em Zürich, na Suíça.
“Não pensei que iria viver tantas emoções na Europa!”, desabafou.
Sobre o Papa
No domingo, eles assistiram a missa de Páscoa no Vaticano.
“Vimos o Papa, ele ou bem pertinho de nós! Foi muita emoção, realizei meu sonho e o da minha família! Ontem vivemos a felicidade da espera e do encontro e hoje, a tristeza pelo falecimento”.
Questionada sobre como estava o Pontífice, a rio-negrinhense disse que todos notaram que estava abatido, porém, terminou seu legado com honra.
“Mesmo estando muito abatido por conta de sua saúde, foi muito amável, acenou para o povo e acolheu as crianças. Até seu último dia de vida, esteve presente, em consideração aos seus fiéis. Foi uma honra acompanhá-lo em seus últimos momentos, pois como católicos, é um privilégio estar diante do nosso maior líder. Ele, que defendia a paz, os direitos humanos e o respeito à diversidade. Estamos muito tristes com sua partida, mas gratos pela oportunidade de conhecê-lo. Emocionante!”.
Preparativos para o funeral
“Ana”, como também é conhecida, adiantou que amanhã cedo irá com a família e os amigos para a Praça São Pedro.
“Temos uma visita agendada na Capela Sistina, dentro do Vaticano. Vou registrar imagens de como estão os preparativos para o funeral”, encerrou, informando que terminava de conversar com o Nossas Notícias às 23h, no horário de Roma.
Nesta quarta-feira (23), eles embarcam de volta ao Brasil e retornando à Rio Negrinho terão ainda muito a compartilhar sobre fé, vida, chegadas e partidas.