MUNDO. O Papa Francisco, maior líder da Igreja Católica no planeta, morreu hoje (21), aos 88 anos. Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 16 de dezembro de 1936 e foi o primeiro latino-americano a comandar a instituição, que soma 1,406 bilhões de fiéis, conforme consta no Anuário Pontifício 2025.
Ele faleceu em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A notícia entristeceu católicos e também simpatizantes de sua personalidade popular.
Eleito em 13 de março de 2013, o Papa deixou um legado que marcou a vida dos que o acompanharam de longe e daqueles que tiveram a oportunidade de estar com ele por perto, ao vivo, como foi o caso da rio-negrinhense Marilis Vellasques e sua família.
Em 2022, ela, seu filho Ricardo, sua irmã Consuelo e seus sobrinhos Gabriel e Carol, viveram um momento inesquecível quando estiveram no Vaticano e puderam assistir uma missa com o Papa, na Basílica de São Pedro.
“Nosso roteiro começou pelo Norte, na região das lindas Dolomitas. Depois partimos para Veneza, Pádua, Milão, Firenze, Cinque Terre e Lucca. Quando estávamos em Toscana, a caminho de Roma, recebemos um e-mail de retorno, comunicando o dia e horário que teríamos ‘audiência com o Papa Francisco”. Lembro-me da alegria e emoção que tomaram conta de todos, pois realizaríamos este grande sonho, ou seja, ficarmos próximos e recebermos esta benção tão especial, que guardaremos em nossos corações para sempre!”.
Ela explicou que a família havia enviado, do Brasil, um e-mail ao Vaticano, diretamente ao setor responsável pelos agendamentos de audiências com o Papa.
“Esses encontros, chamados audiências, são realizados com agendamento prévio, com pessoas de vários países. São reunidos esses grupos, que podem ficar mais perto do pontífice, recebendo bençãos e assistindo uma missa celebrada por ele. Ao final, o Papa tira fotos e cumprimenta os participantes, que aproveitam cada segundo dessa que é uma oportunidade única”.
Marilis enviou um vídeo que registrou em 1° de junho, data em que a família participou da audiência e da missa com o Papa Francisco.
“Demonstrava carinho e proximidade para com as pessoas, em especial para com as crianças! As imagens mostram sua incrível disposição em atender um menino que queria fazer uma selfie com ele! Foi um momento muito interessante, que mostra seu respeito, humildade e seu olhar humano para todos”.