
MUNDO. Morreu hoje (21), aos 88 anos,Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. A informação foi divulgada pelo Vaticano, em seu site oficial. Segundo a publicação, o anúncio foi feito às 09h45, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Kevin Farrell, Carmelengo da Câmara Apostólica, com as seguintes palavras:
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Natural de Buenos Aires, na Argentina, nos, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano em toda história da Igreja Católica, atuou no cargo por 12 anos e foi o papa número 266, sendo escolhido como o novo líder mundial da Igreja Católica em 13 de março de 2013.
Dias depois de ser eleito papa, Jorge Mario Bergoglio explicou por escolher o nome Francisco.
“Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo (Dom Claudio Hummes), um grande amigo. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o papa. Ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis”, contou.
Há cerca de 40 dias ele foi internado com um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana, mais complexa, mas teve alta, voltando à suas atividades.
Até o momento desta publicação, o Vaticano não divulgou oficialmente como serão as cerimônias fúnebres da maior liderança católica do planeta.