Nossas Notícias

Projeto Leia Mulheres traz livro da autora japonesa Aoko Matsuda para debate em São Bento do Sul

Foto do último encontro realizado em 22 de fevereiro de 2025.

SÃO BENTO DO SUL. Neste sábado (29), às 15 horas, a Biblioteca Municipal de São Bento do Sul do centro vai receber mais uma edição do Projeto Leia Mulheres. O encontro deste mês traz para o debate a obra da escritora e tradutora japonesa Aoko Matsuda, autora premiada que revisita contos folclóricos japoneses sob uma perspectiva feminista e crítica. A mediação será conduzida por Rosina Forteski Glidden. .

O Leia Mulheres tem como proposta central a leitura e discussão de livros escritos por mulheres, ampliando a diversidade literária e promovendo o reconhecimento de autoras de diferentes culturas. O leia mulheres também é itinerante, todos os meses os encontros são realizados em um espaço diferente da cidade. Segundo Rosina, a escolha de Aoko Matsuda veio da ideia de expandir o alcance das leituras para outros continentes e explorar narrativas que trazem um viés feminista.

“Aoko é uma autora asiática e contemporânea. Os contos dela têm um viés feminista, uma denúncia do patriarcado e das relações de poder, especialmente na cultura japonesa. Mas, apesar disso, são contos leves, com humor, o que torna a leitura ainda mais interessante,” destaca a mediadora.

“Onde Vivem as Monstras” e o feminismo nos contos japoneses

A obra escolhida para este encontro é “Onde Vivem as Monstras”, livro que rendeu à autora o prestigiado World Fantasy Award for Collection em 2021. A coleção traz releituras de lendas clássicas do Japão, reinterpretando-as sob um olhar crítico e contemporâneo.

Matsuda revela que muitas dessas histórias fazem parte de sua infância e que sempre se sentiu fascinada pelas figuras femininas nos contos de terror japoneses, os chamados kaidan.

No entanto, ao crescer, Matsuda percebeu como essas narrativas muitas vezes reforçavam visões misóginas sobre as mulheres, pois eram contadas e transmitidas majoritariamente por homens.

Aoko Matsuda
Facebook
WhatsApp
Telegram