
RIO NEGRINHO. O amor pelas flores e folhagens está se tornando uma fonte de renda para o casal de agricultores Vanderlei Binancheski e Tereza Faustino da Silva, assentados da reforma agrária aqui no município de Rio Negrinho. A história do casal foi recentemente destacada em uma publicação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Santa Catarina (Incra/SC).
No lote localizado no assentamento Domingos Carvalho, no interior do município, Vanderlei e Tereza expandem constantemente a área destinada ao cultivo de plantas ornamentais. A estrutura foi se adaptando conforme a necessidade: uma estufa abriga begônias e suculentas, enquanto trepadeiras crescem sob tendas de sombrite e diversas flores florescem ao sol.
O cultivo começou de forma modesta, com a reprodução de mudas a partir de plantas matrizes. Hoje, as plantas são comercializadas diretamente ao consumidor em feiras e por meio de visitas ao lote.
“Eu sempre gostei de flores e fomos aos poucos aumentando. Quando vimos, já não tínhamos mais onde colocar. Então, fomos convidados para uma feira e, a partir daí, tomamos gosto e nos empenhamos ainda mais”, conta Tereza em entrevista ao Incra.
De acordo com a engenheira agrônoma do Incra/SC, Jussara D’Ambrósio Ferreira, a produção de plantas ornamentais pode ser uma alternativa viável de renda para agricultores assentados.
“A variedade de espécies com valor comercial é grande e permite diferentes formas de cultivo, sem que seja necessário abandonar outras atividades agrícolas já desenvolvidas pela família”, explica.
Agora, os agricultores planejam melhorar a infraestrutura do lote e integrá-lo ao projeto Acolhida na Colônia, de turismo rural. A ideia é receber visitantes nos finais de semana, proporcionando uma experiência única de contato com a natureza.
“Tenho postado a nossa produção na internet, mas não conseguimos mostrar tudo. Queremos que as pessoas venham, tragam suas famílias e aproveitem esse espaço, que vamos melhorar cada vez mais para abrir ao público”, afirma Vanderlei.
Interessados em adquirir as plantas ornamentais, e conhecer o local onde elas são cultivadas podem entrar em contato pelo whatsapp (47) 99932-9240 – Vanderlei